/

Profissionais listaram as principais tendências do maior evento de design do mundo

/

texto: Assessoria

/

Neste mês aconteceu em Milão, na Itália, a feira reconhecida mundialmente como o maior evento de tendências em decoração e design do mundo. Profissionais do segmento esperam o ano todo para conferir de perto as novidades lá expostas e aproveitam para fazer um pouco de turismo na cidade. A feira dita a tendência do setor, e o que vai ser usado em tecnologia, cores, design, iluminação é possível encontrar neste evento.

Os arquitetos Renata Pisani, Nelson Machado e Alexandre Weiss, do escritório Machado & Weiss, e Carolina e Guto Biazzetto, do EB Arquitetura, visitaram a feira e contaram as principais novidades vistas. Confira:

 

EB Arquitetura

Atualmente, morando em Milão, na Itália, os arquitetos Carolina e Guto Biazzetto já visitam a feira desde 2007 quando fizeram o Master in Interior Design no Politecnico di Milano. De acordo com os profissionais, ainda é possível observar uma tendência étnica, com materiais naturais e muita cor. “Móveis, estrutura, prateleiras, tudo muito fino. O máximo que o material permitir. A madeira clara e rústica, assim como em 2016, ainda está em alta. Muito com cara de artesanal e pouco com cara de industrial”, comenta o arquiteto Guto Biazzetto.

/

NBN_0557

(Os arquitetos Carolina e Guto Biazzetto/Créditos: Nilo Biazzetto Neto)

/

Segundo eles, as cores foram diversificadas, mas o verde, cor do ano 2017 eleita pela Pantone, e o couro laranja foram os mais vistos pelos arquitetos. “Na parte da Euroluce, além de tudo ser LED, praticamente todos os expositores apresentaram produtos interativos, comandados por smartphones e tablets. Releitura de lustres antigos, transformando em obras de arte contemporânea, também foi muito usada por empresas que trabalham com vidro e cristal”, complementa a arquiteta Carolina Biazzetto.

 

Em relação a experiência e inspirações que a feira traz para os seus projetos, os profissionais destacam que não observam somente o design do móvel exposto como elemento único para o projeto. “O conceito de composição dos ambientes, forma, cores e, principalmente, o que pode representar no bem-estar de nossos clientes, na sua função e beleza”, finaliza Guto.

 

Machado & Weiss

Pela segunda vez visitando a Feira de Milão, os arquitetos Alexandre Weiss e Nelson Machado contam que visitaram praticamente todo o evento. Dos 22 pavilhões, só não conseguiram visitar dois. No geral, viram tudo relacionado a design, peças, complementos, mobiliário. “Conseguimos observar muita coisa bacana e muitas ideias boas, que vamos conseguir aplicar nos nossos projetos como referências vindas da feira. Como a mostra acontece todo ano, nosso objetivo foi conhecer de perto as tendências para utilizar desde já, no decorrer deste ano. Então focamos no que realmente poderia ser agregado aos nossos projetos, considerando também os nossos clientes atuais”, destaca Alexandre Weiss.

 

Entre os stands que estiveram, está a Bienal de Iluminação de Milão, onde destacam as composições com muitas peças pequenas de luminárias, usadas em grandes quantidade em um ambiente, e aplicações diferenciadas de iluminação com fitas de LED. O uso do metal nos mobiliários está entre as tendências que mais chamaram a atenção dos profissionais. “O material está presente nos móveis, como chapas metálicas, prateleiras de metal, estruturas metálicas diversas e muita mistura de metal com marcenaria. Vimos estantes, armários em metal, no geral com muita leveza, e espessuras bem finas”, complementa o arquiteto Nelson Machado.

/

mw3

(Os arquitetos Alexandre Weiss e Nelson Machado direto de Milão/Créditos: Divulgação)

/

Outra referência que chamou a atenção foram as aplicações diferenciadas de porcelanato, em tampos de mesas e revestimentos de armários. O porcelanato extrafino aplicado como sobretampo em móveis foi uma das novidades, e uso de tecido e de couro no mobiliário também é outro destaque. “Também notamos que o tom amadeirado predominou na maioria dos ambientes. Não necessariamente com mobiliário executado em madeira, mas também a presença da madeira em detalhes, em composições, na mistura de materiais – e não somente utilizando a própria madeira natural, mas revestimentos semelhantes. Tinha até vidro com um tipo de impressão que parecia madeira. Também vimos bastante vidro impresso, parecendo mármore, ou pedra, em painéis”, conta Machado.

 

Sofás curvos se mostraram como tendência, bem como tapetes muito coloridos, com as formas mais variadas. A sobreposição de tapetes em formatos e materiais diferentes chamou atenção dos arquitetos.Outro destaque são os mobiliários inteligentes, com tecnologia agregada aos espaços. Painéis com sistemas de automação, com ambientes que se transformam com facilidade para aproveitar bem espaços pequenos.

 

Renata Pisani Arquitetura & Interiores

A arquiteta Renata Pisani aproveitou os dias de feira para visitar todos os eventos, priorizando os pavilhões de design e luxo. Pela segunda vez no evento, a profissional conta que entre as novidades que mais chamaram a sua atenção foram as cartelas de cores com as tonalidades de azuis, verde e o havana (caramelo em composições com o cinza). Já nos tecidos, o destaque está nos linhos de trama bem aberta presentes nos estofados e o couro revestindo os móveis. “A composições de diversas mesas de centro em tamanhos variados e tampo marmorizado, o mármore Sahara Noir da Tunísia, o uso de espelhos de paredes arredondados, e o dourado presente na base do mobiliário”, comenta.

/

Renata Pisani foto Daniel Sorrentino (1)

(A arquiteta Renata Pisani/Créditos: Daniel Sorrentino)

/

A arquiteta enfatiza que essa experiência se traduz em inspiração, amadurecimento técnico e profissional, e enriquecimento cultural que agrega muito valor no desenvolvimento do projeto, além de voltar com ainda mais vontade de fazer sempre o melhor e com excelência, como fazem as grandes marcas que admira e a inspiram. “Estar em um evento deste porte é muito importante, pois lá são lançadas as tendências mundiais das marcas mais importantes do segmento”, complementa.

 

Sobre o EB Arquitetura:

Formados pelo Politecnico Di Milano e pela Scuola Politecnica di Design, os arquitetos Carolina e Guto Biazzetto, criaram em 2002 o EB Arquitetura, escritório com sede em Curitiba e filiais em Campinas (SP) e Milão (Ita). Com grande foco na sustentabilidade, além de projetos ecologicamente corretos, o EB também oferece consultoria na área e acompanhamento no processo de certificação sustentável de obras. Seus trabalhos combinam o minimalismo italiano ao tropicalismo brasileiro, oferecendo uma mistura interessante aos seus clientes.

Serviço:

EB Arquitetura

Unidade Curitiba (PR)

Endereço: Rua Vieira Dos Santos, 40 – Centro Cívico

Unidade Campinas (SP)

Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 497 – Cidade Universitária

Unidade Milão (Itália)

Via Ugo Foscolo, 35, 20090 – Cusago

Site: www.ebarquitetura.arq.br/

/

Sobre Machado & Weiss Arquitetura e Interiores

Atuando em parceria há mais de nove anos, o arquiteto e designer de interiores Nelson Machado (CAU A85835-8) e o arquiteto Alexandre Weiss (CAU A86062-0) realizam projetos de interiores, arquitetônico, reformas e paisagismo, tanto residenciais quanto comerciais. Donos de um estilo contemporâneo, preocupam-se com a durabilidade e atemporalidade dos materiais. Acompanham todas as etapas da realização dos projetos, incluindo as obras e a escolha minuciosa dos móveis e materiais a serem utilizados.

Serviço:

Av. Pres. Arthur da Silva Bernardes, 669, sala 20 – Vila Izabel, Curitiba (PR)

www.machadoeweiss.com.br

/
Sobre Renata Pisani Arquitetura & Interiores

Com 18 anos de experiência no mercado, a profissional possui um vasto know-how em projetos arquitetônicos, de interiores, e design, reunindo as áreas residenciais, comerciais e institucionais. Renata também conta com especialização em Meio Ambiente, prezando por construções sustentáveis. Com aproximadamente 200 projetos já executados, o escritório Renata Pisani Arquitetura & Interiores preza pelo planejamento e acompanhamento em todas as etapas do projeto, colocando o cliente e os objetivos almejados sempre em primeiro lugar. Para isso, busca priorizar sempre o atendimento personalizado aos clientes.

Serviço:

Renata Pisani Arquitetura & Interiores

Rua Petit Carneiro, 687 – Água Verde, Curitiba (PR)

www.rparquitetura.com.br